terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

LIBERDADE EM CRISTO – JOHN MACARTHUR


É crucial entendermos a natureza de nossa liberdade cristã. Não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça (Rm 6.14). Liberdade da lei certamente não significa que os princípios de retidão revelados na Lei do Antigo Testamento foram invalidados. Não significa que os Dez Mandamentos não têm mais aplicação as nossas vidas, no presente. Não significa que podemos subjugar os santos padrões de Deus a nossa preferência pessoal. E obviamente não significa que estamos livres de quaisquer requisitos morais.
O que a liberdade cristã significa? Significa que os cristãos não estão presos as observâncias dos rituais do Antigo Testamento. Não temos de sacrificar animais, observar as leis de limpeza cerimonial e celebrar todas as luas novas, festas e sacrifícios. Não seguimos as leis dietéticas dadas a Israel através de Moisés. Estamos livres de tudo isso.
Da mesma forma, obviamente, estamos livre de todo cerimonial religioso e da superstição dos gentios. Qualquer que tenha sido nossa herança religiosa, em cristo estamos livres de todos os seus adornos e cerimônias. Agora vivemos pela graça de Deus, que fornece, embutida em si mesma, o princípio da justiça verdadeira. Em outras palavras, nossas vidas espirituais são governadas não apenas por um código de leis, mas pela graça de Deus, que opera em nós afim de cumprirmos as justas exigências da lei (Rm 8.4). A graça nos ensina a renunciar a impiedade e os desejos mundanos e a vivermos sensata, justa e piedosamente (Tt 2.12). E a graça nos capacita a vivermos vidas santas.
Essa tremenda liberdade é um dos aspectos mais marcantes da vida cristã. Não precisamos nos sujeitar aos costumes, ao cerimonial da lei ou as opiniões de homens. Não há mais sacerdotes humanos a intercede entre Deus e nós: “porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1 Tm 2.5). Não precisamos efetuar uma peregrinação a um santuário em algum lugar, para adorar a Deus; nossos próprios corpos são templos do Espírito Santo (1 Co 6.19). Podemos adorar a Deus em espírito e em verdade, a qualquer momento e em qualquer lugar (Jo 4.23-24). Qualquer coisa que pedirmos em nome de Jesus, Ele o fará (Jo 14.13-14). O Espírito Santo é concedido a nós como advogado e consolador (vv. 16,26). Todas nos pertencem, somos de Cristo, e Cristo, de Deus (1 Co 3.21-23).


Extraído do livro: Com Vergonha do Evangelho, John Macarthur (Editora Fiel, São Paulo, 2009), p. 104-105.

Um comentário:

  1. Caro Sóstenes,

    Estou conhecendo seu trabalho na web hoje. Parabéns! Deus continue abençoando.

    Faça uma visita ao VC,

    http://voltemosaocaminho.wordpress.com

    Um forte abraço,
    Marcos Sampaio

    ResponderExcluir