sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

SALVOS PELA GRAÇA


por João Calvino

Eu vos tenho amado, diz o SENHOR; mas vós dizeis: Em que nos tens amado? Não foi Esaú irmão de Jacó? — disse o SENHOR; todavia, amei a Jacó… Malaquias 1.2
Ao afirmar que amou os judeus, em vez lhes impor a autoridade que tem sobre toda a humanidade, Deus tinha o objetivo de convertê-los da ingratidão com que desprezavam o favor singular que lhes fora concedido com exclusividade. A origem de toda a excelência pertencente à posteridade de Abraão é atribuída aqui ao amor gratuito de Deus, conforme dissera Moisés muitas vezes: “Não vos teve o SENHOR afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, (…) mas porque o SENHOR vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais” [Dt 7.7]. Vemos que não somos iguais aos animais, pois aprouve a Deus nos criar como homens. Portanto, se não o servirmos, com justiça nos acusará ele de ingratidão, pois para servi-lo foi que nos criou à sua própria imagem. Aqui, porém, menciona-se um favor especial: que o Senhor tomou para si a semente de Abraão, como consta no cântico de Moisés; que todas as nações pertencem a Deus, mas ele separou Israel para si mesmo (Dt 32.9). Com o termo “amor”, o Senhor quer dizer favor gratuito. Não temos por que procurar qualquer outra justificativa para adoção, a não ser a vontade de Deus. O amor gracioso e a misericórdia gratuita de Deus prevalecem em prol dos indivíduos.
Oração
Concede, ó Deus onipotente, que assim como foi do teu agrado nos adotar de uma vez para sempre como teu povo, para que fôssemos como que enxertados no corpo do teu Filho, e conformados dessarte ao nosso Cabeça, — ó concede que durante toda a vida nos esforcemos ao máximo para selar no coração a fé da nossa eleição; para que sejamos mais estimulados a te obedecer em verdade e que a tua glória se manifeste também por nosso intermédio; para que nos empenhemos em trazer aqueles a quem escolheste juntamente conosco, e assim te exaltemos unânimes como o Autor da nossa salvação e te glorifiquemos pela tua bondade, de sorte que, havendo lançado fora e renunciado toda a confiança em nossa virtude, sejamos conduzidos a Cristo somente como a fonte da tua eleição, no qual também está firmada perante nós a certeza da nossa salvação mediante o teu evangelho, até que ao fim sejamos reunidos a ele na glória eterna que adquiriste para nós com o seu próprio sangue. Amém.

Fonte: Devotions and prayers of John Calvin, 52 one-page devotions with selected payers on facing pages. Org. Charles E. Edwards. Old Paths Gospel Press. S/d. Pags. 112 e 113. Tradução: Marcos Vasconcelos, junho/2010.

http://monergismo.com/?p=2487 Acesso em 19/02/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário