quinta-feira, 13 de maio de 2010

PENTECOSTALISMO: UM NINHO DE HERESIAS PARA O SÉCULO XXI.


Eu tenho certeza que dói muito no coração de um cristão reformado, quando ele descobre que seu pastor, amigo ou até mesmo seus familiares que o acompanham para a igreja está de alguma forma se familiarizando com o movimento pentecostal.
Com toda certeza, eu poderia fazer uma enorme lista de heresias que esse movimento trouxe para a igreja desde o seu surgimento, mas me delimitarei a apenas a erros doutrinários que têm, não sei como, fascinado a cabeça de muitos pastores tradicionais, conservadores, reformados, e puritanos, e também, para não esquecer, fundamentalistas. Mas, agora, uma pergunta que não quer calar: O que essa heresia pentecostal tem de bom para atrair esses homens, que um dia estava vivendo de acordo com a doutrina reformada e puritana? A resposta é nada! Somente uma pessoa que nunca conheceu na sua plenitude as doutrinas da Graça se submeteria a tamanha heresia que é simpatizar- se com a doutrina pentecostal. Essas pessoas se envolveram através de influências do movimento de crescimento de igreja rápido e instantâneo, fruto de um coração levado por esses falsos ventos de doutrina pentecostal.
O movimento pentecostal trouxe tanto prejuízo à igreja brasileira, que penso eu, se Jesus Cristo não voltar nos próximos dez anos, a situação doutrinária estará cada vez pior do que vemos hoje, pois o pentecostalismo quer de todas as formas trazer para nós hoje, aquilo que pertenceu aos Apóstolos numa determinada época, como por exemplo, os dons carismáticos, principalmente o de operação de milagres extraordinários, que a cada dia está enchendo os seus bolsos de dinheiro dos incautos. Esses dons eram as credencias dos apóstolos dados por Cristo a eles para levar o evangelho aos judeus, que desde sua origem, eram um povo fascinado por sinais, mas esses dons não eram permanentes, pois com o passar do tempo, foram sendo sumidos da narrativa bíblica. (2Co.12.12;Hb.2.3-4)
Infelizmente, hoje muitos homens chamados “pastores” se enveredaram por esse caminho de heresia do movimento pentecostal que a cada dia entra sorrateiramente nas principais igrejas reformadas no Brasil e no mundo, sejam através da música, jargões, etc... Aqui fica o meu alerta aos amigos pastores: Não permitam que qualquer vestígio de doutrina pentecostal apareça em sua igreja, seja ela da mais simples que for, pois um dia ela pode crescer como um câncer maligno que você não terá mais o controle da situação. Quanto a esses vestígios vocês poderão pesquisar no livreto de Laurence A. Justice¹, que ele entra em mais detalhes sobre isso.
Recentemente, visitei uma igreja de um “pastor” conhecido meu e fiquei muito triste com a falta de zelo pela pregação expositiva, que há alguns anos estive por lá e vi, mas agora esse pastor foi para um congresso apóstata de igreja multiplicadora que aconteceu recentemente em Recife-PE e ele mudou completamente sua pregação, como também toda a sua liturgia, com muitas danças e piadas e até paródias no culto. A igreja parece mais um circo. Mais uma vez digo, cuidado! Tudo começou com irmãos orando e determinando algumas coisas e o pastor passou a mão na cabeça com medo de perder o dízimo do irmão e agora está prestes a perder a moral e a igreja em uma divisão. Outros como: Deus me falou! Deus me disse! Estamos firmados na rocha! Etc...
O crescente movimento pentecostal em igrejas reformadas e culpa nos pastores que estão negligenciando a pregação expositiva da palavra levando ao lado do emocionalismo, aderindo assim aos incrédulos caçadores de igrejas solucionadoras de seus problemas. Sobre esse assunto Augustus Nicodemos² disse:
Cada vez mais pessoas procuram igrejas para se sentirem bem, para buscarem solução imediata de seus problemas, sem sequer refletir nas questões mais profundas acerca da existência e da eternidade, migrando de uma comunidade para outra sem qualquer compromisso ou engajamento com a vida cristã.
A igreja verdadeira do Senhor está sendo desmoralizada por causa desses charlatães preguiçosos que não têm competência para arranjar um emprego no competitivo mercado de trabalho atual, e acaba abrindo uma “igreja” como negócio, e iludindo os menos informados, vai criando verdadeiros impérios, e escandalizando a igreja do Senhor com práticas anti-bíblicas de culto e adoração. Na UERN³ escutei um aluno dizer que freqüentava igrejas evangélicas para ouvir a Palavra, mas diante desses escândalos atuais que a fé evangélica está passando, ele as generalizou e hoje anda escarnecendo de todas. Geralmente, a queixa é sempre a mesma: As manifestações dos dons do Espírito e os falsos milagres. Mas para eles eu coloco algumas reflexões a respeito dos dons, principalmente o batismo com o Espírito Santo, que é o mais atacado e herético de todos no meio desse movimento Pentecostal.
Tanto o Antigo como o Novo testamento falavam de um momento em que o Espírito Santo seria derramado.
Em Is 32.15 é feito a promessa deste derramamento, bem como sobre quem ele cairá.
Is 44.3 acrescenta mostrando Deus como o agente deste batismo (ver tb Ez 36.27; 39.29). Já em Joel 2.28,29, descreve o efeito universal e a capacitação carismática. Enquanto, no N.T. o agente deste batismo é Jesus (Mc 1.8; e Mt 3.11; Lc 3.16; Jo 1.33) e os que nele cressem é os que receberiam o Espírito Santo. Porém, só seria dado depois que Jesus fosse glorificado (Jo 7.39). Por isso, a descida do Espírito apenas ocorreria após a ida do Mestre ao Pai (Jo 16.7)
Portanto, o cumprimento deste batismo em Atos dos Apóstolos não dependia de qualquer ação ativa dos discípulos.
Mas sim, do ato divino e de Jesus em enviar o consolador após sua glorificação junto ao Pai (Jo 14.25; 15.26; 17.7). E, isso explica o fato de Jesus ordena aos discípulos a ficarem numa atitude passiva quanto a espera do cumprimento da promessa do Pai (Lc 24.49; At 1.4).
Aqui cai bem a explicação de Roberto Alves de Souza referente a essa atitude dos discípulos:
No enunciado da promessa, a condição para o cumprimento não era outra senão permanece na cidade de Jerusalém e esperar a promessa. Os dois verbos são significativos quando considerados no original grego. O primeiro é o mesmo verbo que significa sentar-se, em nossa língua. Os discípulos deveriam “ficar sentados” em Jerusalém, até que a promessa fosse cumprida (Lc 24.49). O segundo verbo significa literalmente “ficar ao redor” da promessa (At 1.4). Obviamente, o significado básico destes verbos não deve ser interpretado de modo literal. Jesus não disse que os discípulos deveriam sentar em círculo até que a promessa se cumprisse. Entretanto, a força desses dois verbos sugere que eles deveriam adotar uma atitude obediente e passiva, aguardando o momento quando Deus agiria (4).
Outra observação de Roberto A. de Souza é: “No enunciado da promessa, nenhum dos discípulos é orientado a orar pedindo que o Espírito Santo venha sobre eles.
Se há alguém que vai suplicar, esse é Jesus: ‘... eu rogarei ao Pai... ’ (Jo 14.16)” (5).
Todavia, alguém poderia dizer: “tudo bem, concordo que os discípulos ficaram em Jerusalém aguardando a promessa, pois o texto diz: “eles voltaram para Jerusalém” (At 1.12 NVI). Contudo, dizer que eles não oram pedindo o Espírito Santo, isso não poder ser. Porque segundo o registro de Lucas “Todos eles se reuniram sempre em oração” (At 1.14a NVI). Isso é verdade, porém, nada no texto indica que eles se reuniam para orarem pedindo o batismo com o Espírito Santo. Além disso, a atitude deles em relação a promessa deveria ser de espera, e não de clamor pelo cumprimento.
Depois de algum tempo de espera. No dia de Pentecoste aconteceu algo fora do comum: ”de repente veio do céu um som, como de um vento muito forte e encheu toda a casa” (At 2.2a – NVI).
O que significa todos esses eventos sobrenaturais?
Lawrence O. Richards explica:
... a combinação de sinais aqui espelha, e também transmuta, sinais associados com a entrega da lei no Sinai. A mensagem essencial destes sinais é clara: uma nova era chegou! O antigo concerto da lei é substituído pelo novo concerto da graça, que é derramada sobre todos em Jesus Cristo. (6)
Assim, os sinais associados a descida do Espírito Santo sobre a igreja, no dia de Pentecoste, não tem como finalidade de normatizar evidências externas que comprove o recebimento do Espírito na vida de cada crente em todas as eras. Mas, revelar um marco histórico sobre o início de uma nova era: A era da Nova Aliança.

NOTAS
¹UMA IGREJA BATISTA DEVE ABRAÇAR O PENTECOSTALISMO? LAURENCE A. JUSTICE. IMPRENSA PALAVRA PRUDENTE. PÁG.8-10
²O QUE ESTÃO FAZENDO COM A IGREJA. AUGUSTUS NICODEMOS. ED. MUNDO CRISTÃO. PÁG. 20
³UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE.
4 ROBERTO ALVES DE SOUZA. A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO DEUS PRESENTE SEMPRE, P. 16.
5– IDEM, P. 16
6 LAWRENCE O. RICHARDS. COMENTÁRIO HISTÓRICO-CULTURAL DO NOVO TESTAMENTO, P. 254.





BIBLIOGRAFIA
FÉ CRISTÃ E MISTICISMO. Matos, Lopes, Solano Portela, Campos. Ed. Cultura Cristã.
EVANGÉLICOS EM CRISE. Paulo Romeiro. Ed. Mundo Cristão.
MILAGRES E CHARLATÃES. Josué A. de Oliveira. CASA EDITORA PRESBITERIANA.
O QUE ESTÃO FAZENDO COM A IGREJA. Augustus Nicodemos. Ed. Mundo Cristão.
UMA IGREJA BATISTA DEVE ABRAÇAR O PENTECOSTALISMO? Laurence A. Justice. Imprensa Palavra Prudente.
SOUZA, ROBERTO ALVES DE. A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO. DEUS PRESENTE SEMPRE. RIO DE JANEIRO: JUERP, 2002
RICHARDES, LAWRENCE O. COMENTÁRIO HISTÓRICO-CULTURAL DO NOVO TESTAMENTO. RIO DE JANEIRO: CPAD. 3ª EDIÇÃO/2008.

7 comentários:

  1. Muito boa argumentação do Irmão.

    quanto ao: " O que essa heresia pentecostal tem de bom para atrair esses homens, que um dia estava vivendo de acordo com a doutrina reformada e puritana? A resposta é nada!"

    a resposta é TUDO. Estamos rodeados de ímpios com títulos querendo usufruir dos deleites e prazeres da vida secular.
    o caminho da exaltação pessoal obrigatoriamente deve evitar as Escrituras, e evitar as Escrituras é o fundamento pentecostal.

    Maranata. o Senhor está às portas.

    em Cristo

    ResponderExcluir
  2. OS BATISTAS COM SUAS VARIAS DIVISÕES E SUBDIVI
    SÃO, COM OS SEUS VARIOS "PASTORES" MAÇONS NÃO
    PASSA DE UMA SEITA NOJENTA E INIMIGA DE DEUS PAI.

    ResponderExcluir
  3. POUCOS SABEM QUE O IMPÍO CALVINO MORREU BLASFE
    MANDO O SANTO NOME DE DEUS PSI E LUTERO SE EN
    FORCOU, FORA A TERRIVEL INQUISIÇÃO PROTESTANTE
    QUE MATOU MILHÕES NA EUROPA.

    ResponderExcluir
  4. Muito me entristeçe em ver como que uma doutrina tão sem fundamneto biblico, pode ter conseguido chegar a onde chegou e levar tantos pastores reformados a aderirem tamanha heresia.
    Que Deus tenha misericordia de todos esses pobres homens no dia do juizo final. Como a biblia já diz: terrivel coisa é cair nas mãos do Deus vivo!

    ResponderExcluir
  5. Incrível como perdemos nosso tempo discutindo sobre como nossos irmãos estão agindo ou dirigindo sua vida. Nunca passa pela nossa mente que a multiforme Graça de Deus atua, obviamente, de muitas maneiras. Hipócritas! Dizia Jesus, enquanto milhões morrem pelas ruas drogados e perdidos pelas sarjetas, ficam em seus belos apartamentos seguros e privativos escrevendo sobre "heresia". Me poupe de liturgia ou livretos abstratos encerrados em seu mundo. Eu nasci para ser livre, livre em Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
  6. Graça e paz de Cristo Jesus!
    acho interessante a preocupação do irmão em relação as heresias que são formentadas no meio pentecostal, porem suas cristicas são um tanto acídas eu diria, afinal de contas Cristo disse que todo aquele que ajuntasse para Ele era d'Ele, e os pentecostais não negam a divindade de Cristo , a salvação somente pela fé , a Trindade, a biblia como regra de fé e vivencia,podem não fazer sim o uso totalmente correto da hemenêutica e exegese mas estão se aprimorando para isso com seminarios e estudos teológicos e mesmo sendo um movimento recente (100) anos não pode ser desconsiderado afinal de contas mais da metade dos evangelicos nacionais conhecem a fé em Cristo por meio de uma igreja pentecostal, por exemplo Assembléia de Deus .Por fim caro irmão erros doutrinarios existem nas mais variadas denominações acho apenas que igrejas pentecostais como a Assembléia precisam endireitar alguns pontos doutrinarios referentes aos dons noentanto não se pode negar um milagre que ocorre no Nome de Cristo como se fosse coisa do Diabo( heresia ) Cristo tem sido Exaltado no meio pentecostal ,o que precisa ser feito é uma enfase maior na pregação cristocentrica e expositiva da pavara o que ja vem exporadicamente ocorrendo.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, me chamo Aldes Jardel, estou pesquisando sobre pentecostalismo no Brasil. Achei bem interessante este artigo, somente gostaria de opinar que o pentecostal sempre foi uma porta para os menos preparados, pois a preparação principal vem de Deus ( Espírito Santo) não anulando as formações seculares de maneira alguma, porém não a principal fonte e instrutor é Ele, somente quem tem entende.

    ResponderExcluir