terça-feira, 11 de maio de 2010

Um Retrato do “Puritano Típico”


O puritano típico era casado e tinha uma família. A família era “bem organizada” e hierárquica em autoridade. O marido/pai era o cabeça responsável pela família, especialmente em exercícios religiosos, embora a mulher/mãe tivesse suas esferas de autoridade. A educação das crianças e o culto familiar (especialmente leitura bíblica e oração) recebiam alta prioridade nesta família puritana.
Muito da vida religiosa da família girava em torno da igreja local. Sob os auspícios da igreja a doutrina era inculcada, acontecia o culto coletivo e as crianças eram catequizadas. A igreja não era tanto um prédio como um grupo de crentes unidos sob a penetrante influência do pastor. Uma reunião em casa no meio da semana teria sido uma parte comum da vida da igreja quando as autoridades políticas autorizavam mais encontros.
A rotina semanal para o puritano típico era ocupadíssima. A vida era assunto sério e não havia tempo para ociosidade. O puritano em média acreditava que trabalho árduo era uma virtude e que Deus havia chamado todo indivíduo para realizar negócios seculares de maneira cristã e moral. Ele ou ela não sentiam culpa pelo trabalho diário nem pelo dinheiro que ele podia produzir. O ponto alto da semana era o domingo. Esportes neste dia eram absolutamente proibidos. A família assistia aos trabalhos na igreja duas vezes cada domingo e se reunia após o jantar e/ou á noite para repassar os pontos principais dos sermões.
Se tivéssemos trabalhado ao lado deste puritano típico ou sido seu vizinho, ele ou ela nos haveriam marcado por serem religiosos, mas não esquisitos. Ele ou ela não se haveriam distinguido pela aparência externa. Como observou Samuel Willard: “Os filhos de Deus...exteriormente...parecem com outros homens, eles comem, bebem, trabalham, conversam em termos terrenos, como outros fazem; a comunhão que eles têm com Deus em tudo isso é uma coisa secreta”. O puritano típico vestia-se como outros membros da mesma classe social. A conversação muitas vezes era voltada para tópicos da fé e experiências cristãs.
No todo, o puritano típico nos teria impressionado por trabalhar arduamente, ser econômico, sério, moderado, prático em sua perspectiva, doutrinário em assuntos religiosos e políticos, bem informado dos últimos acontecimentos políticos e eclesiásticos, argumentativo, bem educado, e inteiramente familiarizado com o conteúdo da bíblia. Para alcançar isto, os puritanos tinham de ser alto-disciplinados. Para qualquer um propenso a negligência nestes assuntos, estar perto de um puritano decerto o faria sentir-se desconfortável, e nisto repousa uma explicação parcial sobre por que os puritanos têm sido tão fortemente atacados por pessoas que não compartilham de sua visão e estilo de vida.

EXTRAÍDO DO LIVRO SANTOS NO MUNDO. Os Puritanos como realmente eram. Leland Ryken. Editora Fiel. Pág.34-35

Nenhum comentário:

Postar um comentário