quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A IRA DE DEUS E A SOLUÇÃO PARA A HUMANIDADE


Texto: Rm 1.18-25

Introdução: George Thomas, um pastor inglês, chegou um dia na igreja carregando uma gaiola. Cuidadosamente, colocou-a no púlpito, e começou a falar:
"Estava andando pela rua ontem, e vi um menino levando essa gaiola com 3 passarinhos, tremendo de frio e medo. Eu perguntei:
-O que você vai fazer com eles?" Ao que ele respondeu:
-"Ah! vou me divertir com eles."
-"Vou levá-los para casa e tirar suas penas para fazê-los brigarem! Vou me divertir muito!"
- "Mas você vai logo se cansar deles...o que você vai fazer?"
- "Oh, eu tenho alguns gatos," respondeu o menino. “Eles gostam de passarinhos”
Estupefato, ainda pude perguntar:
-Quanto você quer por esses passarinho?
-Ah...O senhor não vai querê-los... Eles não servem pra nada!
Eles não cantam. Nem são bonitos!"
Sendo muito insistente, consegui dissuadir o menino de seu intento e comprei os passarinho por dez dólares. E já de posse dos pobres pássaros, libertei-os tão logo o menino deu-me as costas...

Este exemplo nos mostra o quanto o coração do homem é corrupto e pecaminoso. O texto que acabamos de ler, nos fala sobre o pecado no mundo, da apostasia e da degeneração do gênero humano. Este versículos nos ensina algumas verdades que precisamos considerar se queremos ter uma vida de glória diante do Senhor:

I. QUAL A REAÇÃO DE DEUS, PARA COM A HUMANIDADE?

O texto nos mostra claramente que a reação de Deus para a humanidade é de Ira e ira é um sentimento de Cólera, raiva, indignação, Desejo de vingança. No comentário ao livro de Romanos, o Pr. John Murray ensina que “a ira consiste na santa reação de Deus contra aquilo que é contrário a sua santidade”. Paulo nos diz que a ira de Deus tem uma grande expansão, ele diz que, “Porque do céu se manifesta a ira de Deus”, o salmista reafirma está expansão da ira de Deus quando diz que: “Deus olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus”, Sl 53:2 e a resposta é que ninguém buscava a sua face, ninguém era fiel para com Deus, o salmista continua dizendo que: “Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um. Acaso não têm conhecimento estes obreiros da iniqüidade, os quais comem o meu povo como se comessem pão? eles não invocam a Deus”, v.v 3, 4. Paulo diz que “do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça”. Deus está irado com a impiedade e injustiça dos homens. Impiedade significa falta de piedade; desumanidade, crueldade.
Todos tem conhecimento de Deus, pelo fato do próprio Deus se fazer conhecido a humanidade e se rejeitado pela mesma. Mesmo não conhecendo a Bíblia, Deus se fez conhecer a todos pelas coisas que foram criadas, porém o homem tem transferido a glória que é devida somente a Deus, e a colocou nas coisas que foram criadas, e até no próprio homem, é isso que Paulo nos fala nos VS. 21-23: “Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos, E mudaram a glória do Deus incorruptível, em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis”. Precisamos entender que a ira de Deus opera de maneira eficiente e ativa neste mundo, sobre os homens e por ser procedente dos céus, do Trono de Deus, ela é poderosa. Por isso, segue um alerta para aqueles que estão distantes de Deus e andam descuidados em sua vidas, pois a ira de Deus terá conseqüências eternas, em Ap. 14:10 nos diz que: “Também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e diante do Cordeiro”. Precisamos atentar para esta realidade, pois Deus não está contente com as praticas deste mundo.

II. EM SUA IRA, O QUE FEZ DEUS?

Paulo nos diz no v. 24: “Pelo que, também, Deus os entregou às concupiscências dos seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si”, Este versículo nos fala da vontade permissiva de Deus e da sua justa punição sobre aqueles que assim se esbaldam em seus prazeres carnais. Dentro disto podemos ver que o pecado nasce do coração humano, gerando assim uma degeneração completa chegando a situação atual do homem em até mesmo ser pervertido em seus relacionamentos sexuais, cometendo assim imoralidades em vários aspectos. Por isso Paulo nos fala que “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”, Rm 3.23. “Não há um justo, nem um sequer”, Rm 3.10. Nisto, ainda há pessoas que não concordam com a ação santa de Deus em relação a humanidade caída. Paulo ainda afirma que do céu desce a ira de Deus no homem, pelos motivos:

a) Todos se extraviaram e se fizeram inúteis – Rm 3.13-18
b) A sua garganta é um sepulcro aberto: com as suas línguas tratam enganosamente: peçonha de áspides está debaixo dos seus lábios; Cuja boca está cheia de maldição e amargura.
c) Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.
d) Nos seus caminhos há destruição e miséria;
e) E não conheceram o caminho da paz.
f) Não há temor de Deus diante dos seus olhos.

Por tudo isto a ira de Deus está sobre este mundo, por isso Deus tem abandonado aqueles que tem endurecido os seus corações para ele. Diante de tudo isto, qual a solução para este mundo?

III. JESUS É A SOLUÇÃO PARA ESTE MUNDO.

Podemos ver que diante de tanta imperfeição e tanta miséria humana, muitas pessoas tem afirmado que não há mais solução para este mundo. Tentam buscar a solução para os seus problemas em coisas que não resolver, como:

• Feitiçaria
• Idolatria
• Religiões ocultas
• Obras da carne

A Bíblia nos ensina que a solução para os nosso problemas está em Jesus. Jesus diz: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”, João 14:6. Jesus Cristo é a Única esperança para uma humanidade escrava do pecado, uma humanidade que não busca a face de Deus.
Podemos ver que nos tempos de Noé, ninguém se importava com as coisas de Deus, cada um vivia a sua vida, sem se preocupar com as coisas de Deus, até que um Dia Deus derrama sobre este mundo as águas do Dilúvio e tudo que existia morreu com exceção a família de Noé, por que ele creu e jamais negou o nome de Deus. Tudo estava bem, até que um dia a porta da arca se fechou, e as pessoas que estavam do lado de fora, não puderam mais entrar, não houve mais oportunidade de arrependimento. O homem pode ter muito dinheiro, ter a sua família, ter bens, porém quando morrer não vai levar nada. As pessoas nos acompanharam até ao cemitério, porém nada irá adiantar, pois estaremos diante do grande tribunal de Deus, lá ninguém vai nos defender, a mascara vai cair, nossos pecados, a nossa negligencia, nossas desculpas, nossa falta de tempo para Deus, tudo será pesado na balança eterna de Deus. O que vamos ouvir da boca de Cristo naquele dia? Vinde, benditos do meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado, desde a fundação do mundo ou Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos?
Pense sobre sua vida atual. O que você tem plantado para Deus? Qual a sua contribuição para as coisas de Deus? Não pense que alguém vai interceder por você naquele tão grande e importante dia, pois você responderá por você mesmo, nem eu como seu pastor vou poder dar uma palavra por você no grande juízo de Deus.
O que temos e o que plantamos neste mundo será consumido pelo fogo do justo juízo de Deus, “Mas os céus e a terra que agora existem, pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios”. 2 Pe 3.7. Ai daqueles que tem abandonado o Senhor, ai daqueles que não tem dado ouvidos as Palavras que o Senhor tem dito em sua Palavra, ai daqueles que são preguiçosos, descansados e negligentes para com as coisas de Deus por que “o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão”, 2 Pe 3.10. Arrependam-se enquanto é tempo! Pois esse é o conselho que Pedro nos dá em sua segunda Epistola Capitulo 3.9: O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.

CONCLUSÃO:

O que Deus quer de vocês? O que ele espera de Vocês? Que vocês:

• Se arrependam e creiam em seu Nome,
• Sejam fies a Ele
• Busquem a sua face,
• Tenham compromisso com ele e com a sua obra

Finalizo com este versículo, que Deus me mandou falar a vocês:

Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai, e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza, Tg 4.8, 9
___________________________________________________
Autor: Rev. Davi Nascimento
Pregado no dia 17 de Outubro de 2010, no Templo da Igreja Presbiteriana Fundamentalista Betel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário