sábado, 3 de abril de 2010

Como se beneficiar da leitura dos Puritanos


Deixe-me oferecer nove razões para ler os Puritanos e como isso ajudará você espiritualmente mesmo nos dias atuais

1) Escritos Puritanos ajudarão a moldar a vida pela Escritura

Os Puritanos amaram, viveram e respiraram as Escrituras Sagradas. Eles degustavam do poder do Espírito que acompanha a Palavra. Todos os seus livros são centradas na Palavra; mais de 90% deles são sermões reimpressos ricos em exposição bíblica. Os Puritanos acreditavam de fato na suficiência da Escritura para vida e piedade.

Se você ler os Puritanos regularmente, a biblicidade vai contagiá-lo e mostrará como prestar sincera lealdade à mensagem bíblica. Como os puritanos você se tornará um cristão do Livro Vivo, ecoando a verdade de John Flavel que dizia “ A Escrituras nos ensinam a melhor maneira de viver, a maneira mais nobre de sofrer e o mais confortavél modo de morrer”.

Você quer ler livros que o colocam dentro das Escrituras e lhe deixam absorvidos para moldar sua vida pelo Sola Scriptura? Leia os Puritanos. Leia a Série Púlpito Puritano da Soli Deo Gloria. Enquanto lê, aprimore seu entendimento pela consulta e estudo de todas as referências das Escrituras.


2) Os Escritos Puritanos mostram como integrar doutrina bíblica na vida diária.

Os Escritos Puritanos fazem isto de três formas:

Primeiro – Eles eram dirigidos à mente. Alinhados com a tradição reformada, os puritanos recusaram colocar a mente e o coração um contra o outro. Ao contrário, contemplaram a mente como o palácio da fé. “ Na conversão, a razão é elevada” John Preston escreveu.

Os Puritanos entenderam que Cristianismo sem mente produz um Cristianismo fraco, desequilibrado. Um evangelho anti-intelectual rapidamente se torna vazio e sem forma, nunca alcança um patamar acima das nossas necessidades, algo que está acontecendo em muitas igrejas hoje. A literatura puritana é de grande ajuda para entender a conexão vital entre o que cremos com nossas mentes e como tal fato afeta a maneira como vivemos. Joanthan Edwards em a Justificação pela Fé Somente e William Lyford em O Cristão Instruído são particularmente muito úteis para este fim.

Segundo - Os Escritos Puritanos confrontam sua consciência. Os Puritanos são mestres em convencer-nos acerca da natureza atroz de nosso pecado contra o Deus infinito. Eles primavam pela exposição de pecados específicos, fazendo para tanto perguntas para pressionar a convicção interior daqueles pecados. Como um puritano escreveu, “ Devemos com a vara da verdade divina fustigar cada arbusto onde os pecadores se escondem até que, como Adão que se escondeu, levante-se diante de Deus em sua nudez”.

Leitura devocional precisa ser tanto confrontadora quanto confortadora. Crescemos pouco se nossas consciências não são capturadas diariamente e dirigidas a Cristo. Visto que somos inclinados a correr para os arbustos quando nos sentimos ameaçados, precisamos diariamente de ajuda para sermos trazidos diante do Deus Vivo “ Hebreus 4:12”. Nesse sentido, os Puritanos se sobressaiam. Se você deseja aprender no que consiste o pecado verdadeiramente e experimentar como o pecado é pior do que o sofrimento, leia Jeremiah Burrough The Evil of Evils e Thomas Shepard O Convertido Sincero e o Crente Sadio

Terceiro – Os escritores puritanos envolvem seu coração. Eles primavam em alimentar a mente com sólido alicerce bíblico e então eles moviam o coração com fervorosa afeição. Eles escreviam sobre o amor pela Palavra de Deus, amor pela Glória de Cristo e amor pelas almas dos leitores. Livros que belamente equilibram a verdade objetiva e a experiência subjetiva no Cristianismo; livros que combinam, como J.I. Packer coloca, paixão com mente esclarecida e coração aquecido (Ryken,Wordly Saints,); livros que informam sua mente e confrontam sua consciência e seu coração, leia os puritanos. Leia Piedade Prática de Vincent Alsop .


3) Os Escritos Puritanos revelam como exaltar Cristo e ver sua beleza.

O Puritano Thomas Adams escreveu: “Cristo é a síntese de toda a Bíblia, profetizado, tipificado, prefigurado, demonstrado e exposto com a finalidade de ser encontrado em cada página, até mesmo em cada linha. As Escrituras são os cueiros do menino Jesus”. De igual modo, o puritano Isaac Ambrose escreveu, “Pense Cristo como a verdadeira substância, essência, alma e escopo de todas as Escrituras”.

Os Puritanos amaram a Cristo e exaltaram sua beleza. Samuel Rutherford escreveu: “Coloque a beleza de dez milhares de paraísos, como o jardim do Éden em um; coloque todas as árvores, todas as flores, cheiros, cores, sabores, todas as alegrias, doçuras e ternuras. Oh que coisa maravilhosa e excelente isto seria? E mesmo assim ainda seria menos belo e atraente do que o bem amado Cristo, menos do que uma gota de chuva nos oceanos, rios, lagos, fontes de dez milhares de terras.”

Se você deseja conhecer Cristo melhor e amá-lo mais completamente, mergulhe na literatura puritana. Leia a obra de Robert Ast Regozijo no Senhor Jesus


4) Os Escritos Puritanos revelam a característica da teologia trinitariana

Os puritanos foram conduzidos pela profunda percepção da glória infinita do Deus Triúno. Quando eles responderam a primeira questão do Breve Catecismo a saber, que o fim principal do homem é glorificar a Deus, queriam com isso se referir ao Deus triuno: o Pai, o Filho e Espírito Santo. Eles captaram o entendimento glorioso de João Calvino da unidade da Trindade na Divindade e mostraram como ela operou em si mesma na eleição, redenção, o amor e a graça santificadora na vida dos crentes. John Owen escreveu um livro inteiro sobre a comunhão do cristão com Deus o Pai, Jesus o Salvador e o Espírito Santo como Consolador. Os puritanos ensinam como permanecermos teocêntricos e ainda assim essencialmente preocupados com a experiência cristã de modo que não caiamos na armadilha de glorificar a experiência em si mesma. Se você deseja apreciar cada pessoa da Trindade, a fim de que possa declarar com Samuel Rutherford “ Eu não sei qual das pessoas da Trindade eu mais amo, mas uma coisa eu sei, eu amo a cada uma delas e eu preciso de todas elas”, leia então John Owen, Comunhão com Deus e Jonathan Edwards sobre a Trindade.


5) Os Escritos Puritanos mostram como lidar com perseguições

O puritanismo se desenvolveu em meio a grandes batalhas entre a verdade da Palavra de Deus e seus inimigos. O ataque ao cristianismo reformado na Grã Bretanha muito se assemelha com o ataque sofrido pelo Cristianismo Reformado de hoje. Os puritanos foram bons soldados no conflito, suportando grandes dificuldades e muito sofrimento. Suas vidas e seus escritos estão aptos para armar-nos para nossas batalhas e encorajar-nos em nosso sofrimento. Os Puritanos ensinam como precisamos das aflições para humilhar-nos (Deut 8:2), para compreender o que o pecado significa (Zeph 1:12) e como levá-lo a Deus (Oséias 5:15) Como Robert Leigthon escreveu “ O Céus burilam suas jóias com o diamante sujo da aflição”. Os Puritanos nos mostram como a vara da aflição é o meio de Deus para escrever a imagem de Cristo em nós mais completamente, de modo que sejamos participantes de sua justiça e santidade (Hebreus 12;10-11).

Se você deseja aprender como lidar com suas dificuldaes e lutas de um modo que verdadeiramente exalte a Cristo, leia Thomas Boston Lutas no Caminho: A Soberania e a Sabedoria de Deus revelada nas Aflições dos Homens


6) Os escritos puritanos explicam a verdadeira espiritualidade

Os puritanos acentuam a espiritualidade da lei, a guerra espiritual contra o pecado interior, o temor inocente de Deus, a maravilha da graça, a arte da meditação, os terrores do inferno e as glórias do Céu. Se você deseja uma vida profunda como cristão, leia Oliver Heywoods Heart Treasure. Leia os puritanos devocionalmente e ore então para ser como eles. Faça as seguintes perguntas: Estou sedento para glorificar ao Deus Triúno como os puritanos? Estou motivado pelo fogo bíblico e pela verdade bíblica? Compartilho da visão puritana da necessidade crucial da conversão e de ser revestido da justiça de Cristo? Eu a persigo como Cristo a perseguia?


7) Os Escritos puritanos mostram como viver uma fé completa.

Os Puritanos aplicavam cada assunto que eles escreviam sobre os “usos” práticos- como eles costuvam chamar. Estes “usos” impulsionam de forma apaixonada a uma efetiva ação pelo reino de Cristo. A própria vida deles unia verdade cristã com visão de pacto; Eles não conheciam a dicotomia entre o sacrado e o secular. Seus escritos podem nos assistir grandemente viver uma vida que coloca Deus no centro em todas as áreas, apreciar seus dons e declarar todas as coisas “santas ao Senhor”. Os Puritanos eram excelentes teólogos do pacto. Eles viveram a teologia do pacto, pactuando consigo mesmo a Deus, suas famílias, igrejas e nações. Mesmo assim, eles não cairam no erro do hiperpactualismo segundo o qual o pacto da graça se torna um substituto para a conversão pessoal. Eles promoveram uma cosmovisão ampla, uma filosofia cristã total, uma abordagem holística para trazer o evangelho inteiro no sentido de dar suporte sobre toda a vida, lutando para trazer cada ação em conformidade a Cristo de modo que os cristãos se tornassem maduros e crecessem na fé. Os Puritanos escreveram sobre temas práticos tais como a maneira de orar, como desenvolver uma piedade genuína, como conduzir a família em adoração e como criar filhos para Cristo. Em resumo, eles ensinaram como desenvolver uma piedade racional, resoluta e apaixonada que é conscenciosa sem se tornar obsessiva, orientada pela lei sem cair em legalismo e expressa a liberdade cristã sem deslizes vergonhosos. Se você deseja crescer em um Cristianismo prático e uma piedade integral, leia a compilação de Os Puritanos e a Oração, A Conduta do Homen Íntegro, de Richard Steele, Orientações para a Adoração em Família de George Hamond, Auxílio para Pais Angustiados de Cotton Mather e Lidando com os pecados de nossos Filhos de Arthur Hildersham.


8) Os escritos puritanos ensinam sobre a importância e a primazia da Pregação

Para os Puritanos, a pregação é o ponto mais alto da adoração pública. Pregação deve ser expositiva e didática, eles declaravam: evangelística e convincente, experimental e aplicativa, poderosa e clara em sua apresentação, sempre respeitando a Soberania do Espírito Santo.

Se você deseja ajudar os evangélicos a redescobrirem o púlpito e uma visão excelente de ministério em nossos dias, leia os sermões puritanos.. Leia William Perkins A Arte de Profetizar e Richard Baxter O Pastor Aprovado

9) Os Escritos Puritanos mostram como viver em dois mundos

Os Puritanos disseram que devemos ter o céu “dentro de nossos olhos" durante nossa peregrinação terrena. Eles levavam a sério as passagens do Novo Testamento que afirmam sobre o dever de mantermos a “Esperança da Glória” diante de nossas mentes para guiar e moldar nossas vidas aqui na Terra. Eles enxergaram esta vida como o “ginásio e vestiário onde somos preparados para o céu”, ensinando-nos que a preparação para a morte é o primeiro passo no aprendizado para se viver verdadeiramente( Packer, Quest 13)

Se você deseja viver neste mundo na expectativa de um mundo melhor no porvir, leia os puritanos. Leia Richard Baxter a Vida Eterna dos Santos e Céu Aberto de Richard Alleine.

Rev. Joel Beeke

http://wellingtoncosta.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário