sábado, 3 de abril de 2010

Por onde Começar


Se você apenas acabou de iniciar a leitura dos puritanos, primeiro comece com a obra de John Bunyan o Temor de Deus, Guardando o Coração de John Flavel e Thomas Watson, A Divina Arte do Contentamento. Assim caminhe em direção a John Owen, Thomas Goodwin e Jonathan Edwards.
Quanto às fontes que poderiam apresentar os Puritanos e sua literatura comece com Meet The Puritans. Para aprender mais sobre o estilo de vida e a teologia dos Puritanos, leia a obra de Leland Ryken Santos No Mundo: Os Puritanos como eles realmente eram. A seguir, O Gênio do Puritanismo de Peter Lewis e Quem eram os Puritanos? E o que Eles ensinaram de Errol Hulse. Siga então para Entre os Gigantes de Deus: Uma visão Puritana da Vida Cristã de James I. Packer e meu livro Espiritualidade Puritano-Reformada.
Whitefield estava correto: os Puritanos, apesar de mortos, ainda falam através de seus escritos. Seus livros ainda são dignos de louvor. Ler os Puritanos vai colocá-lo e mantê-lo na trilha certa teológica, experencial e prática. Como Packer escreve, “ os puritanos foram mais fortes onde justamente os protestantes de hoje são mais fracos e seus escritos podem nos conceder uma ajuda maior e verdadeira do que qualquer corpo de professores cristãos do passado e presente, desde os dias dos apóstolos”. Eu integralmente concordo. Tenho lido a literatura cristã por mais de 40 anos e posso fracamente dizer que não conheço nenhum grupo de escritores dentro da história da Igreja que mais poderia beneficiá-lo tanto na mente quanto na alma do que os Puritanos. Deus usou seus livros para me converter quando era adolescente e Deus tem usado seus livros desde então para ajudar-me crescer no entendimento do resumo de João Batista sobre a santificação cristã: “Cristo deve crescer e eu devo diminuir.”
Em seu endosso no livro Meet the Puritans, R.C. Sproul diz, “ o recente avivamento do interesse e comprometimento com as verdades da teologia reformada se deve em grande parte à redescoberta da Literatura puritana. Os puritanos do passado tornaram-se os profetas de nosso tempo. Este livro é um tesouro para a Igreja”. Assim nossa oração é que Deus usará Meet The Puritans para inspirá-lo a ler os escritos Puritanos. Com a benção do Espírito Santo, eles enriquecerão sua vida de muitas formas à medida que eles expôem as Escrituras e provam sua consciência, levando ao arrependimento e conforto em Cristo. Permita que os puritanos tragam a você a completa segurança de salvação em Cristo e o estilo de vida de gratidão ao Deus Triúno por sua grande salvação.
Você vai querer passar adiante Meet the Puritans e os livros puritanos para seus amigos também. Não há melhor presente do que um livro. Eu algumas vezes tento imaginar como seria se cristãos gastassem apenas 15 minutos por dia lendo os escritos puritanos. Em um ano isto acrescentaria uma leitura de pelo menos 20 obras maçudas. E durante a vida 1500 obras . Quem sabe como
O Espírito Santo poderia usar tal dieta de leitura! Ela traria um avivamento mundial? Encheria de novo a terra com o conhecimento do Senhor de mar a mar? Esta é a minha oração, minha visão e meu sonho. Tolle Lege- tome e leia. Você será feliz.


Rev. Dr. Joel Beeke
Artigo publicado no site Ligonier Ministries
Tradução – jornalista Wellington Costa

http://wellingtoncosta.blogspot.com/

2 comentários:

  1. Obrigado por ter disponibilizado os banners e ajudado a divulgar o Sola Scriptura e o Projeto Spurgeon, principalmente o Projeto! coloquei seu link como parceiro do Projeto!
    Abraços
    Armando

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir